30 outubro, 2017

Fantoche "Bruxa"


Bruxa é o nome dado a uma mulher que supostamente teria pacto ou poderes demoníacos, uma feiticeira que pratica a magia negra, a bruxaria. 
A palavra bruxa também pode ser usada como uma figura de linguagem, referindo-se a uma mulher velha e feia.
Na literatura clássica, que por sua vez também foi representada no teatro e cinema, a figura da bruxa ficou registrada como sendo um ser horripilante, com roupas sujas e escuras, aparência de velha, narigudas e com uma risada aguda aterrorizante. Características estereotipadas de uma pessoa feia e assustadora.
As bruxas também são conhecidas por serem mulheres extremamente más, com hábitos canibais e sem escrúpulos ou moral. A magia negra aparece como sendo a principal atividade das bruxas, que utilizam-na para derrotar os seus inimigos ou simplesmente para torturarem as pessoas. 
No entanto, ao mesmo tempo, alguns autores utilizam este mesmo termo para designar mulheres sábias, protetoras e que conhecem e utilizam os poderes da natureza para fins benéficos. 
Na Idade Média, as mulheres consideradas bruxas eram perseguidas pela igreja católica, acusadas de heresia e sentenciadas à morte na fogueira. 
Atualmente, com o sincretismo religioso e o crescimento de conceitos pagãos aceitos pelas sociedades, a figura da bruxa é muito mais leve.
O Dia das Bruxas ou Halloween é comemorado em vários países ocidentais, anualmente em 31 de Outubro. A data foi criada na Irlanda e a tradição cresceu e se espalhou para todo o mundo através dos Estados Unidos. 
Nesta data, as crianças costumam sair pelas ruas, batendo de porta em porta, e perguntando: "Doçuras ou travessuras?". Se as crianças não ganharem doces, tem a permissão para fazer uma travessura na casa da pessoa, como se fosse um "pequeno diabinho".

Créditos: Dicionário de Símbolos

Sem comentários:

Enviar um comentário