28 maio, 2018

(Pingente) Deusa da Fertilidade "Vénus"


Segundo a mitologia romana, é a deusa da formosura e do amor. Na mitologia grega corresponde a Afrodite. Vénus era filha do Céu e da Terra. Também se diz que era filha do Mar e que Saturno preparou o seu nascimento, formando-a da espuma das águas. E há ainda quem afirme que era filha de Júpiter e da ninfa Dione, sua concubina.
Conta-se que Vénus, logo após o seu nascimento, foi arrebatada para o céu, em grande pompa, pelas deusas Horas, que presidiam às estações, e todos os deuses a acharam tão formosa, que a designaram deusa do amor e cada um deles queria desposá-la. 
Foi Vulcano que a recebeu por mulher, por ter forjado os raios com que Júpiter combateu os Gigantes, que queriam apoderar-se do céu.Mas Vénus, não podendo suportar o marido pela sua grande fieldade, entregou-se à vida dissoluta e teve muitos amantes, entre os quais Marte, filho de Juno e deus da guerra, de quem teve Cupido. Vulcano, que a surpreendeu com Marte, cercou o lugar como uma rede invisível e convocou todos os deuses para que presenciassem o espetáculo.
Vénus também desposou Anquises, príncipe troiano, de quem teve Eneias, que, já homem, partiu com uma grande armada para a Itália,para aí fundar um novo império. 
Vénus presidia a todas as festas de prazer e divertimento, sempre acompanhada com três Graças. 
Representa-se geralmente com Cupido, seu filho, sobre um coche puxado por pombos ou por cisnes.

Sem comentários:

Enviar um comentário